A maior foto interior alguma vez tirada…

Existem recordes que apenas o avançar da tecnologia permitem ser quebrados. O exemplo que hoje vos trazemos representa uma evolução grande e acima de tudo um trabalho de precisão e de paciência. Foi criada a maior foto até hoje criada num ambiente interior, ou seja, dentro de um espaço fechado.
A fotografia em causa foi tirada na biblioteca do mosteiro Strahov, construído no século 18, na cidade de Praga, na República Checa. É uma foto de 360º, que nos permite termos uma imagem da totalidade da sala e que tem um grau de detalhe nunca visto até hoje.

O seu grau de detalhe é da tal forma grande que os pormenores a que temos acesso, apenas são comparáveis a estarmos dentro do espaço da biblioteca e aproximando-nos para ver o que pretendemos com detalhe.
Esta foto, que na verdade é composta por várias centenas de diferentes fotos do mesmo local, foi tirada por Jeffrey Martin, que é um dos fundadores do site 369cities, e que é especializado na apresentação de fotos deste tipo. A criação desta foto demorou 5 dias e o seu autor foi ajudado por um robot que tratou do processo de recolha das diferentes fotos e que guiou a máquina pode forma a esta captar todos os locais do espaço. Depois deste processo foi ainda gasto mais um dia a tratar da pos-produção e da correcção de cor e de exposição.
O programa que foi usado para unir os mais de 2 milhares de fotos recolhidas, demorou cerca de 130 horas a processar todo o processo e o autor tem ainda de verificar todas as zonas para descobrir eventuais erros e problemas.
Eis alguns factos interessantes sobre a fot que podem ver e descobrir: 40 gigapixels (40.000 megapixels); 280.000 x 140.000 pixels; composta pela união de 2947 imagens; foi usada uma Canon 550D e uma lente de 200mm; para ser impressa necessite de uma área de 23m x 11m; o tamanho do seu ficheiros corresponde a 280GB; foi cortada em 85.000 peças para apresentação na Internet.
Para terem uma ideia aproximada do grau de detalhe que esta foto tem, podem ver o vídeo abaixo e vão com certeza ficar com uma ideia bastante aproximada do que podem encontrar na página onde ela está disponível. O detalhe é fantastico e conseguimos ver pormenores nunca imaginados.

Atrevam-se a aceder à página onde está disponível esta foto e naveguem nela. Tentem fazer o zoom máximo e atentem ao detalhe que conseguem ter. Vão conseguir ler os títulos dos muitos livros que se encontram nas diferentes prateleiras, verificar a qualidade das encadernações e os pormenores do mobiliário.
Homepage: A maior foto interior
Homepage: 360 cities

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: