Benchmark a browsers! Qual o melhor?

Com a chegada dos novos browsers líderes do mercado, Internet Explorer 9 e Firefox 4, foi realizada uma série de 14 testes tentando ser o mais abrangente e isento possível.
Qual será o vencedor?

Como os testes têm formas de avaliação muito diferente, em valor absoluto, e para que a influência no resultado fosse homogénea, cada um deles foi pontuado em percentagem onde 100% corresponde à soma de todos os resultados de determinado teste e a percentagem atribuída a cada browser é proporcional à pontuação.
Foram usadas as versões estáveis à data, em 2 computadores, dos quais um que se pode já classificar um pouco lento e o outro um computador bastante rápido, actualmente de topo.
Os testes usados foram:
Resultados
Nas tabelas abaixo, o melhor resultado de cada teste está assinalado a verde, valores máximos iguais assinalados a bordô e todos os restantes (piores) a azul.
À frente de cada teste encontra-se um símbolo, ‘+’ ou ‘-’, que significa que o resultado nesse teste é melhor se for maior ou melhor se for menor, respectivamente.
As versões testadas foram:
  • Google Chrome 10.0.648.151
  • Mozilla Firefox 4.0
  • Opera 11.01
  • Internet Explorer 9.0.8112.16421
  • Safari 5.0.4 (7533.20.27)
Laptop Sony Vaio Centrino 2
Desktop Tsunami Core I7
Total
Os valores falam por si, não há muito a acrescentar. Os valores desta última tabela são a média aritmética dos resultados de ambos os computadores onde os testes foram realizados.
A vitória vai sem margem de dúvidas para o Google Chrome 10. A única grande disparidade entre os resultados dos dois computadores encontra-se no IE9 nos testes que tiram partido da “grande arma” desta versão, a aceleração por hardware, que tira grande partido dos processadores rápidos mas ainda se torna mais lento nos computadores mais antigos.
Está claro que, por o Google Chrome ser o melhor em desempenho, não terá obrigatoriamente de o ser em todos os outros aspectos. O seu design e interface modernos estão cada vez mais cativantes, no seu auge, mas por exemplo a nível de extensões, ainda está a uma boa distância do que existe para o Mozilla Firefox. Há também quem aprecie muito a evolução que tem vindo a ocorrer no Opera e, diga-se de passagem, está a um nível de desempenho bem aceitável segundo estes testes.
O que acha destes resultados? Já os esperava?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: