Mozilla apresenta lista de add-ons que atrasam o Firefox

Para além de das muitas novidades que têm aparecido no mundo dos browsers, a última grande inovação que surgiu nos últimos anos foi a possibilidades de os podermos rechear com extensões e add-ons que os tornam mais úteis e que permitem automatizar tarefas. Estes têm sido, em muitos casos, a razão para a preferência de um em função dos restantes.
Naturalmente que ao estarmos a incorporar estas funções adicionais aos nossos browsers, estamos a torná-los mais lentos e com maior possibilidade de surgirem problemas. A Mozilla, ciente deste problema e querendo que os utilizadores tenham consciência de que o seu browser pode ser mais lento devido aos add-ons, disponibilizou uma lista de cinquenta extensões que têm um impacto negativo na performance do seu browser.

A luta por um Firefox mais rápido no arranque e no fecho tem sido uma das preocupações da Mozilla. Pretendem ter um browser que agrade aos utilizadores, não apenas pelas muitas características revolucionárias, mas também pelo baixo consumo de recursos e pela rapidez de resposta.
Segundo a Mozilla, de cada vez que adicionamos um novo add-on ao Firefox estamos a atrasa-lo em cerca de 10%, havendo no entanto alguns que conseguem fazer esse valor subir para números inaceitáveis.
Tendo esta ideia em mente, resolveram passar a testar os 100 add-ons mais utilizados e que estão publicados no repositório que têm dedicado para esse feito. Os resultados desses primeiros testes foram agora publicados e podem ser consultados neste link.
Outra medida que a Mozilla pensa implementar nas próximas semanas é a divulgação nas páginas dos add-ons os resultados de testes que tenham sido feitos, por forma a indicarem aos utilizadores o peso que determinado add-on vai ter na performance do seu Firefox.
Como a resolução dos problemas dos add-ons deve ser feita pelos seus programadores, a Mozilla disponibilizou para estes um vasto leque de documentação para os ajudar a mitigar eventuais problemas e assim as suas extensões serem mais “amigas” do Firefox e dos seus utilizadores.
Está ainda pensada uma forma de os diferentes utilizadores das muitas extensões poderem pedir testes pontuais e assim serem descobertos eventuais problemas com estas. Outra medida passará pelo pedido de autorização para instalação de outras aplicações que muitas vezes estão dentro das extensões.
Esta medida da Mozilla é de ser aplaudida pois cada vez mais existe uma perda de controlo sobre as extensões que estão disponíveis. Este exemplo devia ser seguido por quem desenvolve os restantes browsers que suportam extensões.
Homepage: Firefox – Extras de baixo desempenho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: